Rapidinha

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Prevenção DST/AIDS


A adolescência é um estágio único no desenvolvimento humano, no qual ocorrem profundas transformações fisiológicas e psicológicas que alteram a qualidade dos processos cognitivos e emocionais. Nesta etapa da vida, de transição entre a infância e a fase adulta, o adolescente nesta fase da vida que os adolescente despertam para uma sexualidade ativa, que tanto pode ser fonte de prazer e de consolidação da identidade sexual, como carregada de dúvidas receios, riscos e mitos. Neste sentido, uma educação sexual positiva e corretamente informada e adequada poderá ser um recurso valioso para um desenvolvimento mais harmonioso e uma cidadania responsável. A prevenção, mais do que um trabalho técnico-teórico, é um trabalho de educação, que visa à mudança de comportamento e das formas de pensar dos indivíduos. O meu papel, enquanto educador em saúde está embasado na seguinte afirmativa de Paulo Freire: “Não existe saber mais ou saber menos, existem saberes diferentes”. E é em cima desta afirmativa que norteia meu trabalho, auxiliando os jovens e adolescentes e repensarem seus conceitos de vida.












Profissional: Marco Aurélio Pereira da Silva
Técnico em Enfermagem Funcionário Público Municipal desde julho de 1994.
Atuei como profissional do posto de Urgência, por um período de doze anos.
No programa de DST/Hiv – Aids, atuei por 8 anos.
Possuo curso de facilitador em Educação Permanente em Saúde – FIOCRUZ

Iniciei em 2004 as capacitações do SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas) e atuei no Município com Prevenção por 4 anos, enquanto técnico do Programa de DST/Aids,  onde também trabalhei prevenção nas Escolas do Município. Desde janeiro de 2013, exerço a função de Diretor do Núcleo de Saúde Mental do Município de Porciúncula, continuando a atuar na área da preservação em saúde.

 

Projeto Valorização Humana



Ação: Prevenção à Violência - Evento realizado nos dias 23 e 24 de maio de 2013.
 
O C.E. José de Lannes Dantas Brandão está promovendo ciclos de palestras interativas junto à sua comunidade escolar em prol ao combate e a prevenção à violência.  A escola conta com a parceria de pessoas recomendadas, entidades de cunho político social, sem fins lucrativos.

A Direção e demais funcionários agradecem por mais este gesto solidário acreditando que só assim podemos alcançar propósitos de bem estar e melhor qualidade de vida a todos, o seja a esta Pequena Porção – Porciúncula.

 Na primeira etapa – dias 23 e 24 de maio. Tivemos como palestrantes o Conselheiro Municipal de Educação Sebastião Carlos de Miranda; o Missionário Fábio Sanches da Casa de Oração; Higino Lyra – Conselheiro Tutelar; Geovana – Assistente Social do CRAS; Liliane – Psicóloga do CREAS e Conceição Menezes empresária da Skill Idiomas, professora Estadual Aposentada e ex-assessora Municipal de Educação.





Para a 2ª etapa do ciclo de palestras o CE José de Lannes Dantas Brandão teve como foco a prevenção a violência evidenciando a afetiva participação cidadã na comunidade lembrando que o universo conspira o nosso favor para que a valorização humana seja a cada dia mais revigorada. 

Devido a compromissos ora agendados para o período noturno, apresentamos palestras apenas no primeiro turno contando com o incansável trabalho de parceiros que não mediram esforços para se fazerem presentes junto aos nossos alunos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A escola agradece aos palestrantes: Geovana – Assistente Social do CRAS; Higino Lyra – Conselheiro Tutelar e Conceição Menezes – empresária da Skill Idiomas, professora Estadual Aposentada e ex-assessora Municipal de Educação em ativa participação solidária junto às escolas de nosso Município.