Rapidinha

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

1º de dezembro- DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

Origem do Dia Mundial de Luta Contra a Aids: 

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.
Foi a Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu a data de 1º de dezembro. A decisão foi tomada em outubro de 1987. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministro da Saúde.
A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. A importância da família e da união de forças também já foram destacadas como importantes aliados da luta contra a Aids.A Campanha deste ano tem como tema o aumento do HIV entre os jovens.



Em Porciúncula, a Secretaria Municipal de Saúde convida a todos os que se  interessarem em fazer  uma testagem,  para comparecerem à Praça, amanhã, 5ª feira, das 8 às 12h. Haverá coleta de material, aconselhamento, distribuição de planfletos e preservativos. Todos juntos no combate à AIDS!

Postado por: OT Neiva Miranda


1ª Manhã de Louvor do Zé em Comemoração ao Dia de Ação de Graças:

Aconteceu, em nosso colégio,  no dia 24 de novembro (quinta-feira),  a partir das 10 horas,uma brilhante apresentação, organizada pela professora de Ensino Religioso, Priscila Vargas, com o apoio da Direção, Equipe pedagógica e demais Equipes que atuam no Colégio.
O evento teve início com a fala da Professora Priscila, que discorreu sobre a importância de se comemorar esse dia tão festivo e salientou  o posicionamento no que diz respeito à  tolerância religiosa. Mostrou, assim, fundamentos éticos nos quais os cidadãos devem basear suas ações.

No decorrer da Apresentação, existiram diferentes momentos, tais como:  Orações coordenadas pelos alunos; Leitura do Histórico do Dia de Ação de Graças(alunas do 3º ano); Apresentações Musicais : turma 2011(Heloá, Lara, Edmilson e Nathália)/ turmas 801 e 802 (Mídiã)/ turmas 3001/901 e1001, representadas, respectivamente por: Crismila,Victor, Graziella, Pedro, Gabriela, Carla e Nathália.
Houve, também, pronunciamentos de professores, a convite da colega Priscila. A professora de Língua Portuguesa, Neiva Miranda, falou sobre o significado “de Dicionário” da palavra agradecer, que no contexto, significa: demonstrar ou manifestar gratidão; mostrar-se grato. Pediu que os presentes, aproveitassem o dia especial para...” refletir e agradecer todas as bênçãos que o Senhor nos dá: o dom de nossa vida,  nossa família, nossa escola, nossos colegas e amigos, a oportunidade de podermos estudar, etc.” Lembrou, também, que devemos ser gratos pelas pessoas que o Senhor coloca em nossa vidas, pois afinal, vivemos em grupo, interagindo e compartilhando experiências, e, todas essas pessoas, de uma forma ou de outra, contribuem para o nosso crescimento enquanto seres humanos.Enfatizou que devemos ser gratos, por outro lado, nas circunstâncias que, aos nossos olhos, possam não ser  muito agradáveis.  Segundo palavras dela:’...O importante é sempre termos um coração grato e fazer disso algo constante em nossas vidas.” Citou a Palavra de Deus, na 1ª Carta aos Tessalonicenses 5,16-18-a: “Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões”.
Para finalizar, mostrou um Vídeo (antigo no You Tube e que traz consigo desde 2009), cujo link é: ,(http://www.youtube.com/watch?v=C3trLt0IoOw&feature=youtu.be
Nesse Vídeo: O Olhar do Educador, o autor mostra a importância de se tratar a todos de maneira diferenciada, exemplo que vem de nosso Pai celestial.
Em seguida, o Professor de Ciências, Sebastião Carlos de Miranda, o nosso querido “Miranda” (ou “Mirandinha”), mostrou a importância de glorificarmos sempre o Altíssimo por tudo o que somos e temos em nossa vida.  Mostrou, também, passagem da Bíblia Sagrada, pois segundo ele, é impossível falar de agradecimento sem citar a Palavra de Deus
Mirandinha nos  lembrou sobre  um lado muito importante. Segundo ele, ao ser convidado para se pronunciar, resolveu fazer o inverso: questionou-se e procurou ver situações em que o ser humano não teria motivos para agradecer, mas, pela fé e pela força do Senhor, mesmo atravessando lutas dificílimas,  estão firmes  em seus propósitos; Para ilustrar, citou o caso de uma colega nossa, Maria Bernadete, que, apesar de todas as lutas, agradece a Deus e diz que “o trabalho é uma dádiva de Deus”. O professor falou, também, de um aluno nosso, Rodolfo, que está atravessando batalhas. Segundo o professor, o adolescente disse que “...está com saudades do Colégio e o que mais deseja é ficar bom, voltar à Escola e se formar”. E sua mensagem para a juventude é: “Sejam agradecidos a Deus e cuidem da saúde de vocês!”

A fala do professor comoveu a todos os presentes e, fatalmente servirá para os jovens “levarem algo para suas vidas”.
Como fechamento, tivemos um Louvor com a música: “Te Agradeço”, coordenado pela aluna Graziella e demais alunos do 3º ano. Foi um momento muito especial e que, aparentemente,  trouxe reflexão a todos.
Certamente, a “semente” que foi plantada aqui, hoje, no coração de nossos jovens não será em vão. Parabéns à Professora Priscila pela iniciativa.! E que sua ideia seja um exemplo para todos nós, profissionais da Educação, engajados que somos, em contribuir de alguma forma, para o crescimento humano de nossos alunos! 
Postado por : OT Neiva Miranda