Rapidinha

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ATENÇÃO ALUNOS!



ENEM 2012 Inscrições - As inscrições para ENEM 2012 vão estar abertas a partir do próximo dia 23 de Maio de 2011, por isso, se você pretende inscrever-se no ENEM 2012, terá que fazer a sua inscrição até ao dia 10 de Junho de 2011. O preço de inscrição para o ENEM 2012 irá rondar os R$ 35, caso o aluno não tenha possibilidade de pagar e tenha em sua posse a sua declaração de carência, estará isento deste pagamento.

Datas dos exames/Provas do ENEM 2012

Os exames serão nos dias 22 e 23 de Outubro de 2011.
Boa Sorte!
Para efetuar a sua inscrição para o ENEM 2012, acesse: 
www.enem.inep.gov.br


Fonte: http://www.vixpta.com/2011/01/26/www-enem-inep-gov-br-enem-2012-inscricoes

Energia Nuclear

Salvação ou destruição? O que nos reserva a energia nuclear?

Por Nayra Garofle


Desde que ocorreu o tsunami no Japão, em março, que provocou o acidente nuclear em Fukushima, o mundo inteiro se pergunta sobre as vantagens e desvantagens da utilização da energia nuclear. O que muita gente não se dá conta é que esta energia está muito mais presente em nosso dia a dia do que se possa imaginar. Desde a sua utilização na terapia e no diagnóstico do câncer até a irradiação de alimentos.

“Atualmente são realizados mais de três milhões de procedimentos médicos utilizando radiofármacos. A tecnologia nuclear também é aplicada na agricultura. Por exemplo, os radioisótopos são utilizados para traçar o nível de nitrogênio consumido pela plantação, reduzindo o uso de fertilizantes nitrogenados no cultivo agrícola. O resultado é a diminuição dos custos da produção e dos riscos de poluição pela aplicação de produtos químicos”, explica o presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear (Aben), Edson Kuramoto.

Quando o assunto é usina nuclear, os especialistas afirmam que esta desempenha muito bem a sua função e produz energia de forma muito mais limpa. Uma das principais vantagens que podem ser citadas é a quantidade de urânio-235 necessária para produzir energia. Apenas 10g de urânio podem ser suficientes para produzir a mesma quantidade de energia que 700 kg de petróleo e 1200 kg de carvão. A eficiência da usina nuclear é fantástica se comparada com a de uma usina termelétrica, por exemplo.

Kuramoto lembra que o Brasil possui a sétima maior reserva de urânio do mundo com apenas 30% do território nacional prospectado. Considerando somente o valor energético, pode-se comparar esta reserva com a de petróleo do Pré-sal. Além disso, segundo o presidente da Aben, o país domina a tecnologia do ciclo do elemento combustível. Isso significa que poderemos ser autossuficientes na geração nuclear em muito pouco tempo.

“No Brasil, a demanda por energia elétrica cresce mais que o Produto Interno Bruto e precisaremos duplicar a nossa capacidade instalada de usinas geradoras até 2030 para atender a este acréscimo. Precisaremos de todas as fontes de energia disponíveis, incluindo a nuclear, para evitar novas crises de abastecimento no futuro. O PNE 2030 demonstrou que a partir de 2030 o potencial hidráulico brasileiro praticamente se esgotará, e que as alternativas que geram energia em grande escala serão importantes para complementar a matriz elétrica e dar segurança ao sistema elétrico. Neste contexto, as usinas nucleares ganham espaço por atenderem estas demandas e ao mesmo tempo serem competitivas com as outras térmicas”, diz Kuramoto.


Lixo radioativo

Com relação às desvantagens de uma usina nuclear, um dos principais problemas apontados pelos especialistas é o lixo radioativo. O material é resultado da fissão nuclear e por ser radioativo não pode ser deixado exposto, pois causaria problemas para a fauna e flora da região na qual o material se encontra. Porém, o presidente da Aben não considera os rejeitos radioativos um ponto negativo. Ele explica que eles são medidos, classificados e armazenados em repositórios iniciais dentro do sítio das usinas.

“Praticamente os rejeitos de baixa e alta atividade serão transferidos para repositórios finais, cuja responsabilidade é da Cnen. Os rejeitos de alta atividade são os elementos combustíveis irradiados, que ainda possuem em torno de 90% de energia ao saírem do núcleo do reator, os quais serão armazenados nos tanques especiais dentro da contenção, e após decaimento da atividade, eles serão levados para o repositório inicial e só posteriormente serão transferidos para um repositório definitivo ou reprocessados, sendo que o destino final ainda depende de uma política para o setor”, afirma Kuramoto, ressaltando que o reprocessamento diminui o volume do rejeito a ser armazenado em 100 vezes. Atualmente são realizados experimentos para reduzir o período de armazenamento dos rejeitos de alta atividade para até 100 anos.

Na verdade, o que é considerado como desvantagem por Kuramoto é que as usinas nucleares são um investimento de capital intensivo, como as usinas hidrelétricas, e o período de projeto e construção ainda é longo.

“Mas é possível reduzir este prazo. O país tem de possuir uma estrutura capaz de licenciar e fiscalizar a operação destas usinas, portanto, é imprescindível a capacitação tecnológica para se tirar proveito desta alternativa. Também é um setor politicamente sensível em virtude da luta internacional pela não proliferação das armas nucleares”, afirma o presidente da Aben.

Quer saber mais sobre os perigos e benefícios da energia nuclear?
Podemos ter um acidente nuclear como o que ocorreu no Japão?
Diretor da Coppe/UFRJ acredita que a utilização da energia nuclear deveria ser vista com mais prudência
Os maiores acidentes nucleares da história  

Fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especiais_indice.asp?EditeCodigoDaPagina=6937