Rapidinha

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atenção Professores do Ensino Médio!

 Escolha do Livro Didático


A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de maio, os professores de Ensino Médio da rede pública estadual começam a registrar a escolha dos livros didáticos que deverão usar nos próximos três anos. O registro deve ser feito até 12 de junho, no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação, determina que a seleção tenha como referência o Guia do Livro Didático, disponível no mesmo endereço, com orientações às equipes escolares e as descrições das obras.

Todas as escolas de Ensino Médio irão receber, pelos correios, a “Carta Amarela” do FNDE, contendo login e a senha de acesso ao sistema para registro da escolha dos livros. Durante o período de escolha, a escola deve zelar para que os representantes das editoras não interfiram na decisão dos professores, conforme prevê a Portaria Normativa nº 7, de 5 de abril de 2007. Os exemplares serão entregues aos alunos do Ensino Regular e EJA.

Cada estudante tem direito a um exemplar das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Com uma estrutura física resistente, o livro deve ser reutilizado por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno nos anos seguintes. Pela primeira vez, serão distribuídos livros de Língua Estrangeira Moderna (Inglês e de Espanhol), Sociologia e Filosofia. No caso das obras de Sociologia e Filosofia, os professores escolherão um volume que contemple os conteúdos curriculares de todo o Ensino Médio. Diferentemente dos demais, esses livros não precisam ser devolvidos no fim do ano, assim como os de Língua Estrangeira Moderna.

O livro escolhido só poderá ser substituído por outro título no próximo PNLD, ou seja, daqui a três anos. As coleções que se encontram no Guia diferem entre si no grau de adesão aos critérios de qualidade e na forma como organizam as propostas didáticas, propiciando dinâmicas de trabalho diferenciadas. Para que a escolha reflita a realidade da escola e seja adequada ao currículo mínimo da disciplina (quando houver), o diretor escolar deve reunir sua equipe em grupos para a leitura e a discussão do Guia. Os grupos podem ser formados por disciplina ou por turno, por exemplo. Esses eventos serão registrados em uma ata assinada por todos os participantes. Conforme o PNLD, a escolha de uma obra para uma determinada disciplina vale para toda a escola.

“A escolha do livro deve ser encarada como um evento pedagógico da escola. Adotar um livro é usá-lo criticamente na vigência de três anos. Portanto, não façam escolhas individuais ou irrefletidas. Discutam exaustivamente e decidam como equipe. O livro é uma escolha da escola, com consequências de curto e médio prazo”, recomenda a coordenadora de Materiais Didáticos da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Márcia Milena.


A participação dos professores é fundamental

Para muitos professores, o processo de escolha poderá parecer um limite arbitrário para sua autonomia profissional. Entretanto, se todos participarem da tomada de decisão, os benefícios dessa aparente limitação serão muitos. Em primeiro lugar, porque a discussão dos motivos que levam cada professor a preferir determinada obra contribui para a formação continuada de todos, na medida em que produz critérios e argumentos para um consenso. Em segundo lugar, porque o livro se torna referência para a organização prática do trabalho didático-pedagógico da disciplina.

“A partir de um recurso comum, alunos ou professores que mudam de turma ou de turno se situam com mais facilidade no andamento do curso. Por todos estes motivos, a escolha se torna um excelente meio para fortalecer o trabalho coletivo e colocar em prática o projeto pedagógico e curricular da escola”, conclui a coordenadora.


Clique aqui para saber como relacionar a escolha dos livros ao Currículo Mínimo.

Clique aqui para saber como funciona o PNLD.


Fonte: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especiais_indice.asp