Rapidinha

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Sugestão aula de Inglês

Verbos no imperativo em receitas e manuais em inglês

Na língua inglesa, o uso de textos instrucionais é o melhor caminho para levar os estudantes a entender esse tipo de conjugação

 

 Por Beatriz Santomauroe Bruna Nicolielo

Textos instrucionais - as receitas e os manuais, por exemplo - são ideais para ensinar estruturas gramaticais importantes, como os verbos no imperativo. Usada para dar comandos e orientações, essa conjugação é formada com o infinitivo sem o "to" para todas as pessoas, exceto a primeira do plural, que usa o auxiliar "let us" (ou "let's") no inglês. Na forma negativa, acrescenta-se o "do not" (ou "don’t") e "let us not" ou ("let’s not").

O imperativo merece atenção sobretudo porque é bastante comum na vida cotidiana. Dessa forma, se torna fácil para os alunos compreendê-lo dentro de situações reais de uso do idioma - o que é desejável no ensino de todos os conteúdos de língua estrangeira. Os textos de receitas, de manuais e de placas requerem verbos no imperativo porque descrevem tarefas a seguir. "Ao trabalhar esse tempo verbal em classe, deve-se atentar para essa função", explica Deise Prina Dutra, formadora de professores de Língua Estrangeira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assim como em Língua Portuguesa, não se deve pedir que a turma conjugue verbos para dominar o conteúdo. Ler e produzir textos que contenham orientações a seguir para a realização de um trabalho - o que inclui o uso dos verbos e vários outros aspectos da língua, como pronomes e advérbios - é o recomendado. "Não é de uma hora para a outra que os estudantes aprendem. Eles precisam enfrentar situações como essas de forma sistemática para usar a língua de verdade", ressalta a professora Sandra Baumel Durazzo, selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.

Leitura, escrita e diálogos para entender o imperativo

Visando estimular os alunos a usar esse tempo verbal com propriedade, Ariane Ferreira Barros, professora do 9º ano do Sesi, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, propôs que eles lessem e escrevessem textos que trouxessem os imperativos em diversas situações. Para isso, mostrou uma série de exemplos. Neles, apareciam diferentes estruturas, e não apenas imperativos, o que permitiu a ampliação do repertório dos estudantes.

Isso foi importante para resolver um dos maiores problemas da turma: traduzir palavras do português para o inglês ao pé da letra, sem utilizar as expressões próprias dessa língua. Na execução das tarefas, a moçada teve de mobilizar diversos conhecimentos, incluindo os verbos no imperativo aprendidos no 7º ano e retomados naquele momento de forma mais aprofundada.

O trabalho da professora prevê que os alunos usem o inglês em situações que simulem atividades reais. E dessa vez não foi diferente. Lendo receitas, identificando a presença de verbos no imperativo e a regularidade de sua posição nos textos (sempre no início das frases), os estudantes compreenderam a objetividade da linguagem usada nas receitas. A próxima etapa do trabalho foi a discussão e a escrita de textos que orientariam uma simulação de diálogo num restaurante para que desenvolvessem também a oralidade: "come in, sir" (entre, senhor), "take your place, please" (ocupe seu lugar, por favor) ou "wait a minute, please" (espere um momento, por favor). Desse modo, Ariane mostrou situações em que os imperativos podem aparecer, além das trabalhadas anteriormente.
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Fonte: http://revistaescola.abril.com.br

Plano de aula - Inglês

Bloco de Conteúdo
Língua escrita
Conteúdo
Produção de textos 
Objetivos
- Compreender a organização do texto instrucional receita em inglês.
- Ativar conhecimentos prévios na língua materna sobre esse gênero.
- Reconhecer a função do uso de verbos no imperativo em inglês.
- Usar verbos no imperativo.
- Escrever uma receita em inglês.

Conteúdo
- Tempo imperativo.

Anos
6º ao 9º ano.
Tempo estimado
Cinco aulas.

Material necessário
Livro Kids in the Kitchen (Micah Pulleyn e Sarah Bracken, 48 págs., Ed. Sterling II, 39,30 reais) ou receitas culinárias variadas em inglês.

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Ofereça ao aluno cego as receitas transcritas para o braile antecipadamente. Com a ajuda do AEE, trabalhe algumas noções de pronúncia e ortografia em Inglês para que ele tenha menos dúvidas na hora de produzir as próprias receitas. Ao longo da produção coletiva, repita as frases em voz alta e soletre palavras mais difíceis para que o aluno possa fazer seus próprios registros em braile e acompanhe a turma. Amplie o tempo de cada uma das etapas sempre que necessário e recomende que o aluno realize algumas atividades de reforço - como a produção de listas de verbos e ingredientes, por exemplo, em casa. Propor que uma das receitas registradas pela turma seja feita em uma das aulas é outra atividade que estimula os sentidos como o tato e o olfato, explora a oralidade e reforça o que todos aprenderam.

Desenvolvimento
1ª etapa
Se for usar o livro, mostre a capa aos alunos e explore o título. Questione: sobre o que trata esse livro? Ele traz histórias? Pode ser usado para fazer uma pesquisa, por exemplo? Que textos encontramos nele? Se usar as receitas avulsas, mostre-as aos alunos, explorando seu formato - primeiro ingredientes e medidas e depois modo de fazer. Independentemente do material escolhido, pergunte de que maneira o modo de preparo é descrito: O texto é escrito desta forma: "Could you beat the eggs, please?" ou desta: "Once upon a time there was a girl and she liked to beat eggs". Essas perguntas têm como propósito levantar a discussão sobre a importância do uso de verbos no imperativo no gênero receita. Faça a checagem das ideias levantadas pelos estudantes e anote as mais relevantes no quadro.

2ª etapa
Faça a leitura das receitas escolhidas e comente as ideias levantadas pelos alunos anteriormente e o que de fato encontraram na receita. Proponha que observem a objetividade da linguagem usada, percebida, em grande parte, pela forma como os verbos são usados. Peça que os alunos destaquem a posição dos verbos dentro do texto e a regularidade dessa posição. Leve-os a concluir que é preciso usar verbos no imperativo para construir um texto instrucional do tipo receita.

3ª etapa
Lembre com os alunos a estrutura de uma receita, relendo algumas, e enfoque os possíveis títulos para os ingredientes (Ingredients/What You’ll Need) e para o modo de fazer (How to Prepare/Preparation/Directions/What to Do). Proponha a produção coletiva de um texto de receita. Eles terão de colaborar pensando no título e no modo de preparo. Escreva os seguintes ingredientes no quadro: 5 bananas, 1 tablespoon sugar, 1 tablespoon flour, 1 teaspoon baking powder, oil or butter. Limite em seis as etapas da receita: diga que em todas elas é necessário ensinar o leitor a usar os ingredientes de forma adequada. Nesse ponto, será preciso usar verbos imperativos, como to add (adicionar), to mix (mexer) e to heat (aquecer). Escreva os verbos no infinitivo no quadro, em uma ordem que não corresponda à que eles vão aparecer. Construa o texto com as hipóteses das etapas pensadas pelos alunos e comente sobre as incoerências em relação ao preparo correto.

4ª etapa
Organize os estudantes em duplas para que produzam uma nova receita. Escreva no quadro a quantidade máxima de ingredientes e também as medidas que poderão usar: tablespoon, teaspoon e 1/2 cup, entre outras. Apresente os seguintes verbos no infinitivo e informe que eles podem usar até cinco deles: to mix (mexer), to add (adicionar), to stir (agitar), to mash (misturar), to boil (ferver), to pour (misturar), to heat (aqueçar), to fry (fritar), to bake (assar), to cook (cozinhar), to serve (servir). Permita também que usem o dicionário para eventuais consultas. Ao fim da atividade, faça uma roda de leitura das receitas.

Avaliação
Avalie as receitas produzidas, analisando a coesão e as marcas do gênero receita (o uso de imperativos no início de cada frase, por exemplo).

 Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-estrangeira/pratica-pedagogica/escrita-receitas-ingles-624753.shtml