Rapidinha

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Professores, vale conferir!!


CARTILHA: Uso responsável da internet.


Este Guia foi criado para ajudar você, professor ou professora, a entender melhor a dinâmica da internet, aprender dicas e se sentir mais preparado para orientar seus alunos utilizando a web como ferramenta pedagógica. 
O site ainda paresenta guia para crianças e pais. 
Para entrar no site, clique na figura que está ao lado com o título "USO RESPONSÁVEL DA INTERNET".

Fonte: http://www.internetresponsavel.com.br/professores/

Campanha de coleta e reciclagem de óleo vegetal!!

No dia 10/05/2011, nossa escola recebeu um representante da Secretaria Municipal e Estadual do Meio Ambiente para divulgar a Campanha "Nosso Óleo, Nosso Rio", que tem como objetivo a reciclagem de óleo de fritura. 

DESTINO CERTO PARA O ÓLEO DE COZINHA
Nos últimos tempos, tem crescido em todo mundo a consciência ambiental das pessoas. Questões tais como a manutenção da biodiversidade, a recuperação dos ambientes degradados e a adoção de políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável saíram do ambiente puramente acadêmico e passaram a serem debatidas pelos empresários, políticos e a sociedade em geral. 

O QUE FAZER COM O ÓLEO DE COZINHA?

Essa é a pergunta que muitos fazem depois de utilizar o óleo.
A falta de resposta para essa pergunta é preocupante, pois o óleo deve ser depositado em local adequado. Algumas pessoas enterram, outras colocam em sacolas plásticas e mistura com lixo, atitudes totalmente errada. O óleo, lançado em local inadequado, como o ralo da pia ou vaso sanitário, por exemplo, acarreta sérios danos ao Meio Ambiente, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto.
Um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10.000 litros de água, mas algumas estimativas dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água, esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos. Além disso, esse óleo pode agravar o efeito estufa, já que o contato da água poluída por ele ao desembocar nos Corpos Hídricos gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.
Por não se misturar com a água, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes e aquecimento do planeta.
Nesse cenário, a conscientização ambiental é de fundamental importância e precisa começar desde a infância. A escola exerce um papel vital neste processo, incutindo nas crianças e adolescentes a consciência de que é preciso preservar o ambiente em que vivemos.
Além de ajudar a diminuir a poluição do rio Carangola e seus afluentes, estaremos evitando o entupimento da rede de esgoto de nossas residências, que contribuem para a proliferação de ratos e baratas que acabam invadindo nossas casas sem que saibamos os verdadeiros motivos de tal invasão.

COMO O ALUNO PODE CONTRIBUIR?

Pegando o óleo de sua resdência e de seus vizinhos, armazenando em garrafas (PET), até encher, o aluno leva este óleo até sua escola entregando o óleo aofuncionário responsável que fará o cadastro doaluno.

Maiores informações: Disque Óleo (22) 3824- 5060 / 3822-1870 / 3842-1294
Participe da preservação do Meio Ambiente!!
A sua saúde agradece.

Apoio: 
  • Prefeitura Municipal de Porciúncula
  • Secretaria Municipal e Estadual de Meio Ambiente
  • Secretaria Municipal de Educação
  • Lions Club de Porciúncula
  • CSCNSRF (Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fátima)

Fonte: Folheto de divulgação da Secretaria Estadual e Municipal de Meio Ambiente.