Rapidinha

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Relacionando tempo e espaço - Ciências

Experiências práticas e exemplos do cotidiano ajudam a compreender o que é velocidade e diferenciar essa grandeza de rapidez

  O senso comum costuma confundir rapidez e velocidade, mas os termos nem sempre são sinônimos. Rapidez diz respeito a qualquer variação no tempo, independentemente do ponto de partida e chegada. Já velocidade relaciona a distância percorrida, o tempo gasto, a direção e o sentido do movimento. Por isso, pode até chegar a zero. "Um carro de Fórmula 1 é capaz de percorrer todo um circuito com grande rapidez. Mas se ele passa novamente pela largada sua velocidade é zero", explica Cristian Annunciato, físico e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.

A diferença entre as duas grandezas é uma das dúvidas mais frequentes da garotada dos anos finais do Ensino Fundamental. Discutir essa questão é uma boa maneira de introduzir o conceito de velocidade. Foi o que fez Arnaldo Alves, professor do Colégio Renascença, em São Paulo, ao apresentar o conteúdo aos estudantes do 9º ano. Durante as aulas, ele explorou conhecimentos intuitivos da moçada, fazendo perguntas como: "O que muda quando percorro um trajeto mais rápido?". Os alunos responderam que o tempo sofreria alteração. Em seguida, a turma realizou experiências práticas - uma situação adequada à apresentação do conteúdo. Dois alunos andaram de um ponto a outro com velocidades diferentes, enquanto um terceiro cronometrava o tempo gasto.

Depois, todos discutiram os dados encontrados e perceberam que, quanto menor é o tempo gasto, maior a velocidade. Logo, essas grandezas são inversamente proporcionais. Vale apostar em outros exemplos práticos para demonstrar, por exemplo, que velocidade e distância são diretamente proporcionais (veja as atividades nas próximas páginas). "Dessa forma, é possível construir conceitualmente um conhecimento que já é intuitivo", diz Alves.

Ensinar o tema dentro dessas bases evita a necessidade de apresentar fórmulas complexas e de abordar toda a linguagem matemática utilizada pela Física. "Se o trabalho com experiências envolver a sistematização, o estudante chega ao Ensino Médio entendendo como a fórmula atua sem decoreba", diz Erika Mozena, formadora de professores e mestre no Ensino de Ciências. Nessa etapa da escolaridade, os alunos serão apresentados a outros desdobramentos do conteúdo, como velocidade vetorial.

Clique no link a seguir e veja atividades sobre o tema.

Atividade 1: Relação entre velocidae e tempo

 Atividae 2: Relação entre velocidade e distância 

 

FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/ 

Responsável pela postagem: Gislene L. de A. Miranda

2º Encontro do curso Blog na Educação - Encerramento

Finalizamos o Curso - O uso do Blog na educação com sucesso e a participação dos professores.
 
Parabenizamos a todos que participaram e contribuíram para  o curso!
 

 
 
Segue abaixo a relação dos professores cursistas e o endereço dos Blogs.


Ana Lúcia -  analumonteiro22.blogspot.com 
Catiane - catydaura1.blogspot.com
Dilza- bazethcom.blogspot.com
Cristiane -arteporci.blogspot.com  
Érika - cantinhodaerikamazoto.blogspot.com 
Malu - recantosf.blogspot.com 
Márcia -  educacaofisica-umanovavisao.blogspot.com
Toninho - infoeductoninho. blogspot. com 
Neide -  neydebde paula.blogspot.com



 Orientação Tecnológica:  
Orientadoras Tecnológicas Gislene e Juliana

Colaboradores: 

Orientadora Tecnológica: Neiva
Direção:
C.E.José de Lannes Dantas Brandão
I.E. Eliana Duarte da Silva Breijão 

Dinamizadora: Malu
Adminstrativo do PTE: Maria Lúcia
 
 
 Responsável pela postagem: OT Gislene L. de Araujo Miranda