Relacionando tempo e espaço - Ciências
Experiências práticas e exemplos do cotidiano ajudam a compreender o que é velocidade e diferenciar essa grandeza de rapidez
O senso comum costuma confundir rapidez e velocidade, mas os termos nem
sempre são sinônimos. Rapidez diz respeito a qualquer variação no
tempo, independentemente do ponto de partida e chegada. Já velocidade
relaciona a distância percorrida, o tempo gasto, a direção e o sentido
do movimento. Por isso, pode até chegar a zero. "Um carro de Fórmula 1
é capaz de percorrer todo um circuito com grande rapidez. Mas se ele
passa novamente pela largada sua velocidade é zero", explica Cristian
Annunciato, físico e pesquisador da Sangari Brasil, em São Paulo.
A diferença entre as duas grandezas é uma das dúvidas mais frequentes
da garotada dos anos finais do Ensino Fundamental. Discutir essa
questão é uma boa maneira de introduzir o conceito de velocidade. Foi o
que fez Arnaldo Alves, professor do Colégio Renascença, em São Paulo,
ao apresentar o conteúdo aos estudantes do 9º ano. Durante as aulas,
ele explorou conhecimentos intuitivos da moçada, fazendo perguntas
como: "O que muda quando percorro um trajeto mais rápido?". Os alunos
responderam que o tempo sofreria alteração. Em seguida, a turma
realizou experiências práticas - uma situação adequada à apresentação
do conteúdo. Dois alunos andaram de um ponto a outro com velocidades
diferentes, enquanto um terceiro cronometrava o tempo gasto.
Depois, todos discutiram os dados encontrados e perceberam que, quanto
menor é o tempo gasto, maior a velocidade. Logo, essas grandezas são
inversamente proporcionais. Vale apostar em outros exemplos práticos
para demonstrar, por exemplo, que velocidade e distância são
diretamente proporcionais (veja as atividades nas próximas páginas). "Dessa forma, é possível construir conceitualmente um conhecimento que já é intuitivo", diz Alves.
Ensinar o tema dentro dessas bases evita a necessidade de apresentar
fórmulas complexas e de abordar toda a linguagem matemática utilizada
pela Física. "Se o trabalho com experiências envolver a sistematização,
o estudante chega ao Ensino Médio entendendo como a fórmula atua sem
decoreba", diz Erika Mozena, formadora de professores e mestre no
Ensino de Ciências. Nessa etapa da escolaridade, os alunos serão
apresentados a outros desdobramentos do conteúdo, como velocidade
vetorial.
Clique no link a seguir e veja atividades sobre o tema.
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/
Responsável pela postagem: Gislene L. de A. Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário