Rapidinha

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

5º Encontro de Educação Digital

Nesta terça-feira, dia 18/10/2011, aconteceu, no C. E. José de Lannes D. Brandão, o 5º Encontro do Curso de Educação Digital, promovido pelo PTE de Porciúncula, sob a direção da Dinamizadora Maria Lúcia Muruci, nossa querida “Malu”.
A Unidade nº 04, Elaboração e Edição de Textos,  ministrada pelas OTs Alziracir  e Neiva Miranda, com apoio de Gislene, transcorreu em sintonia, com a participação e interesse dos  cursistas.
Na ocasião, foram abordados temas, como: mudanças ocorridas da escrita manual para a digital, perdas e ganhos nesse processo, a presença do letramento/ letramento digital,  que significa ir além do domínio de “como” se utiliza a tecnologia, mas também, se apropriar do “para quê” de seu uso. Como acréscimo, foram discutidas a questão do “Internetês,  mostrado através de um Vídeo: Internetês , que pode ser visto através do link: http://www.youtube.com/watch?v=nCxXQ_XPDmk. Nesse vídeo ( que causou grande impacto às cursistas, uma vez que, algumas nem mesmo entenderam o que estava sendo dito),foram mostradas as  vantagens e desvantagens dessa “nova forma de comunicação”.





Após isso, como planejado,  foram  distribuídas  apostilas sobre a produção hipertextual e a confecção da Capa do Projeto de Desenvolvimento que as equipes estão elaborando. O trabalho foi postado no e-mail da Tutora do Curso, Malu
Mais tarde, através  da apresentação do Vídeo: Web 2.0... The Machines Is Us/ing Us em português, que é um trocadilho para dizer que nós somos a máquina e que ela está nos usando, e mostra, de maneira bem humorada, a influência da Internet na forma como estamos lendo e escrevendo. É só clicar http://www.youtube.com/watch?v=nvQDXPQcUb0 para se inteirar sobre o assunto! Assim, foi lançado  uma temática para discussão: Quem usa quem? E quem é realmente usado? O Homem ou a Máquina?



Por fim,  foi explanada a atividade a ser feita no Forum do e-proinfo, sendo ressaltada  a importância da  interação e compartilhamento.
Concluindo, pode-se afirmar que o grupo, em suas discussões sobre os itens apresentados, mostrou-se “antenado” e consciente de qual deva ser a  atitude de um profissional compromissado: agir sempre com sabedoria e equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário